Archive for the ‘receitinhas’ Category

polpetone… ai ai ai que delicia!

09/09/2013

18

 

É uma receita caseirinha, bem gostosa…

e é tão bom qdo comemos algo feito pela gente!

Veja o passo a passo aqui, vamos lá???

Primeiro a boa e velha receita de hamburguer!

carne

Para essa receita de hj usei:

500 gm de carne  moida (patinho)

1 pacote sopa de cebola (ou creme)

1 ovo

sal, pimenta, um pouco de alho picadinho

05

gosto de abrir o hamburguer entre 2 saquinhos plasticos…

não suja sua bancada, sua mão… e ficam bem fininhos…

08

Para o polpetone que vai ser recheado com queijo, a carne deve ficar bem fininha…

olha só

06

Com a ajuda de um copo, uma taça, corte discos para o recheio usando fatias de mussarella.

Use 2 fatias para cada polpetone!

Uma sobre a outra para engrossá-la.

03

gosto tb de colocar um plástico sobre a bancada!

04

Veja bem, esses discos de queijo precisam ser menores que a carne….

09

Para cada polpetone, usamos 2 hamburgueres!!!

Coloque (ainda com o plástico) o outro hamburguer sobre o primeiro!

retire apenas o plástico do meio

10

Agora com um outro cilindro maior, (aqui peguei uma taça de sobremesa)

vou deixar meus polpetones redondinhos e bem acabados!

11

Firmando bem, marque bem a forma e depois vc retira a carne excedente….

Pronto! Bonitimmm!

12

Agora vamos empanar…

Farinha de rosca e um ovo batidinho…

Primeiro passa no ovo, depois na farinha de rosca.

02

(prepare todos os polpetones primeiro e depois empane)

13

Eles vão ficar todos iguais, fininhos, e deliciosos…

Essa receita renderam 8 unidades!

14

Agora basta fritar em gordura quente,

15

e servir com uma saladinha…

Mas o tradicional polpetone combina muito

com uma camadinha de molho de tomate, e uma fatia de queijo!!!!

17

Não parece de restaurante???

Bom, os 8 que fiz, acabaram na mesma noite!

Cada um quis comer 2!!!

Gente, é bom demais mesmo!

Hummmmmm!

bjs

Ah! Pra vcs ficarem mais felizes, a partir da semana que vem teremos um novo tema!

Receitinhas Light

Aqui estão minhas melhores receitas, e estamos juntas, eu e a Marcella,

minha filha, testando varias receitas rapidissimas ,

e que são super saudáveis!!!!

Aproveitem!!!!

Massa caseira, aceita????

16/08/2013

massa caseira

Gentennn! Enloqueci!

Vcs acreditam que eu fiz essa massa acima?

Pois é! Fiz e vou ensinar…. rsrsrs

5 ovos, 500 gm de farinha de trigo, pitada de sal

Coloque a farinha numa vasilha, cave um buraco na massa e coloque os 5 ovos e a pitada de sal

Vai mexendo ate a massa não grudar mais na mão!

massa2

Embrulhar a massa num plastico filme e descansar por 1 hora na geladeira…

massa1

Ai começou a minha loucura pq comprei 1 maquina de fazer a massa e estava maluca pra fazer

delicias pro pessoal daqui de casa…

e depois pro amigos…

(Essa é a receita base, mas adicionei na minha experiencia

um fio de azeite com trufas para dar um sabor diferenciado e um punhado de farinha de amendoas…

vi algo parecido no master chef!!! )

Cortei pedaços pequenos da massa e fomos passando na maquina…

massa4

Eu, e minha filha Marcella,

que tb adora um invenção culinária!!!!

massa10

Quem não tem a maquininha, pode abrir com o rolo,

ou pede emprestado pra quem tem uma!!!!

massa11

Fomos abrindo e polvilhando farinha sobre a massa!

massa4

A máquina te possibilita abrir a massa para spaguetti, fetutinni ou lazanha,

ou ela mesma aberta para fazer raviolis, capelettis, etc…

massa3

Nós fizemos algumas experiencias, mas optamos pelo fetutinni para o jantar de hj!

massa6

Não é o máximo????

Fizemos um teste de cozinhar um pouco para ver se estava bom de sabor, de finura…

massa8

e resolvemos afinar o máximo a massa…

Usando a massa sem o corte, peguei uma taça e cortei discos,

massa5

coloquei um recheio de ricota, apertei as bordas…

Cozinhei e ficou assim….

massa9

DELICIA !!!!

Fomos abrindo a massa e colocando-a pendurada num varal…

desses que tem pés…

(improviso que deu super certo)

massa13

E a noite vou preparar os molhos para cada um escolher como quer sua massa!!!!

massa14

(essa do lado esquerdo é a opção spaghetti – que parece 1 ninho)

Eu amei !!!

massa12

Na próxima experiencia fazei os raviolis…

Estão servidas????

bjs

geléia de morango

24/07/2013

P1080514

Que tal com esse friozinho, um bolinho com uma geleia feita por vc mesma????

Uma deliiiiiiiiicia!!!!

Vamos lá? Com menos de R$10,00 vc faz 4 vidros de geleia!

P1080498

Comprei 4 caixinhas de morango por R$ 8,00 e corri pra casa pra

preparar e puplicar pra vcs essa geleia de morango!  Veja que fácil!

Tirar as folhinhas

P1080499

Lavar os morangos…

P1080500

Colocar 1/3 deles no liquidificador  com 1 dedinho de agua

(para facilitar o bater)

P1080503

Bata grosseiramente…

P1080505

coloque o resto dos morangos…

P1080506

e bata.

P1080507

Coloque em uma panela, e acrescente 3 copos de 100ml de açúcar

(tamanho de copinho descartavel)

P1080510

Leve ao fogo medio por maios ou menos 20 minutos,

mexendo de vez em quando!

Ela formará uma espuma e crescerá um tanto!

Esteja atenta!

*dica – use uma colher escura para não manchar de vermelho

P1080512

Quando ela começar engrossar, a espuma vai diminuir, e a cor ficará mais escura…

Ela estará pronta!

P1080513

Coloque a geleia ainda quente em vidros bem lavados…

Isso manterá os vidros esterilizados.

P1080519

Tampe-os e deixe-os esfriar.

P1080521

Muito bem… pelo preço de 1 pote de geleia, vc tem 4, sem conservantes e

MUITO, MUITO mais gostoso!!!!

Pode fazer com framboesas, amoras, e até com outras frutas congeladas!!!!

Seja excelente!!!

bjs

camarão do Zé…

17/04/2012

O Zé Lourenço e a Eliana são um casal amigo que tem mãos especiais para pratos super saborosos, rápidos e inesquecíveis!

É o caso desse spaghetti com camarões ao gengibre!

.

.

O combinado é assim:

O casal compra os ingredientes, chamamos 1 ou outro casal amigo, eu e o Marcelo (maridão) abrimos a casa/cozinha, alguém traz a sobremesa, e está feita a festa!

Todos na cozinha, beliscando os aperitivos, e vamos vendo o “chefe” e sua super “assistente” maestrarem a novidade da noite!

.

Vamos a receita então?

.

.

1 e 1/2 pac. spaghetti barilla

camarões grandes sem casaca e cabeça limpos (2kg)

1 cebola media picada

azeite / sal

salsinha / cebolinha

2 pimentas dedo de moça fatiadas fininha

gengibre picadinho ( 2 colh. sopa )

1 l. creme de leite fresco

.

.

Vamos ao preparo:

Temperar o camarão com sal e 1 pouco de azeite.

Fritar a cebola numa panela ampla. (amamos fazer na wok – essa da foto), Depois de dourada,  adicionar o gengibre picado. Deixe dar uma boa fritadinha….

Separar esses temperos.

Passar nesta panela, pequenas porções do camarão. Tipo, 8 a 10 camarões por vez e reservar. Eles devem apenas dourar por fora!

Repetir ate acabar todo camarão.

Juntar tudo na panela.

Isso feito, juntar o tempero, acrescentar sal se necessário!

.

.

Neste momento a água já deve estar aguardando fervendo, para colocar o spaghetti. O tempo de ambos deve ser sincronizado!

.

Neste momento acrescentar ao camarão (na wok)  o creme de leite e as tirinhas de pimenta dedo de moça!

Verificar o sabor!

A salsinha e cebolinha só vão para a panela na hora de servir o prato!

.

.

Claro que já preparei uma mesa bonitinha para podermos aproveitar dessa delicia!

.

.

Por se tratar de spaghetti, é necessário ter uma colher para a refeição, que é colocada a direita do prato… lembram, né?

.

.

Usei um porta guardanapo de folhinhas …

simples, mas deixou a mesa charmosinha, némesmo?

.

.

O pessoal era de casa, e acho essa panela super charmosa, então servi nela mesma!

Eu amo comida bem quentinha!

Queijinho ralado à parte…

Muita risada…

Foi uma noite deliciosa!

A comida, nem conto! Façam!!!!

Rateamos os gastos!

Ficou bom pra todo mundo!

Tô pensando até em marcar um novo encontro neste final de semana!!!!

bjs

receitinha…

08/10/2011

Olha que legal…

.

Eu pedi que vcs me enviassem receitinhas práticas e gostosas e a Priscila foi a primeirona!!!! Eba!

.

.

Essa é a Priscila e anotem a receita dela!!!

Pudim de Maria Mole

Uma receita ótima, prática, para um domingo em família e de baixo custo

.

Ingredientes: 

1 Caixa de Maria Mole de Coco

1 Lata de Leite Condensado

1 Lata de Creme de Leite (sem soro de preferência)

 .

 Modo de Preparar

1-  Dissolver a Maria Mole em um copo de água fervente, conforme a receita da propria Maria Mole só não acrescente açúcar, durante aprox. 20 minutos bata em velocidade alta na batedeira até ficar em neve.

2 – Acrescente a lata de leite condensado.

3- Acrescente a lata de creme de leite sem soro e bata até misturar todos os ingredientes.

4- Numa forma untada ou antiaderente coloque os ingredientes já batidos.

5- Leve a geladeira durante uma hora ou até endureçer.

E está Pronto pra servir.

Deus Abençõe,    Priscila Dias Paulino Sodré 

.

Obrigada Priscila pela sua dica excelente!

Acho que se caramelizar a forma antes, também deve ficar ótimo!!!!

Farei sua receita em breve, tirarei umas fotinhos e colocarei aqui no blog!

Vamos meninas… se cada uma contar uma receitinha legal, em breve teremos um super livro de receitas excelentes aqui! Para todas mulheres excelentes…. bjks

.

sexta feira = sobremesa

26/08/2011

.

Que delicia, né? Com esse tempinho, já me preparei para o fim de semana caseiro…

.

Vou contar o que fiz, pelo menos a sobremesa…

.

.

Minha super ajudante Gidalva, já preparou o bolinho, e o pudim…

.

.

E eu, resolvi repaginar o bolo, ou melhor, parte dele!

Tirei metade dele, e fui fatiando para fazer um pavê de bolo!

.

Coloquei a primeira camada e despejei 1 vidro de leite de coco.

Preparei um brigadeiro mole com coco, e reguei a travessa…

.

Mais pedaços do bolo, agora meio quebradinho, para cobrir toda a superficie!

.

Achei que estava ficando muito boa a minha invenção, e resolvi pegar a máquina fotográfica, por isso a ausência de fotos… kkkkk

.

.

Preparei uma vasilha de mashmellow (AMO), e fiz o seguinte:

  •  separei parte para tomar a noite com chocolate quente, hummmm …
  • outra parte bati com com creme de leite para umidecer geral e cobrir toda massa….
  • fiz o acabamento com um final do mashmelow…. veja!
.
.

.

Com o saquinho, fica mais fácil cobrir …

.

.

Dilicinha…

.

.

e, com as costas da colher, vou “descabelando” a cobertura!

Salpiquei fios de coco ralado e já pra geladeira….

.

.

Pronto, essa invenção gelada, desenformei o pudim, separei o mashmellow para logo mais a noite, e mudei o restante do bolo para uma travessa mais bonitinha!

.

Agora, que venham as visitas, o muito treino pra queimar tudo isso!!!

.

pão caseiro…

10/07/2011

Nesse friozinho… ai que diliciaaaaaaaa!

Há dias que estava com vontade de fazer um pãozinho caseiro! Forno ligado, todo mundo aparecendo na cozinha, calor cheiroso!

Uma amiga (Bya Barbosa) postou uma foto do pão que ela fez no facebook, e foi a conta!!! Eu quero! Eu quero!

O bom e velho caderno de receitas (vale ouro) voltou a cena, e fui checar os ingredientes!

Vamos lá?

ingredientes:

  • 1/2 kg farinha de trigo (usei 1 pouco mais)
  • 1/2 xic. oleo vegetal
  • 1/2 xic. açucar
  • 1 ovo
  • 1 colher chá sal
  • 20 gm fermento bio.
  • 2 xic. leite
Separe  os ingredientes molhados +açúcar + fermento.
Dissolva o fermento no leite morninho. (quente não)
Na mesma vasilha, acrescente o açúcar, óleo, leite e misture bem!
Em outra vasilha,  coloque a farinha, cave um buraco no meio, e adicione os ingredientes já misturados!
Acrescente o sal!
Hora de “por a mão na massa”!!!!
Misture, até ficar homogêneo, e se necessário complemente com um pouco mais de farinha.
Isso varia por causa da medida da xícara usada!
Aqueça levemente o forno.
dica excelente: 
1. com uma temperatura agradável para sua mão dentro do forno, coloque a massa para descansar e crescer! O forno quentinho acelera o processo!
2. coloque 1 copo de vidro com água em temp. ambiente dentro do forno na mesma hora que a massa. Faça uma bolinha com um pouco da mesma massa. Qdo a bolinha subir a tona no copo, a massa já esta no ponto!
Subiuuuuuuu!
Isso leva mais ou menos 20 a 30 min.
Retire do forno.
Coloque sobre a mesa ou bancada polvilhada de farinha!
Divida a massa, conforme o número de pães que quiser!
Vou dividir o meu em 3 pois quero “pães grandinhos”!
Com os dedos, vá abrindo as porções sobre a mesa!
Não precisa do rolo!
Venha enrolando… de maneira bem artesanal mesmo!
Se preferir cortar com uma faca,  acertar as laterais, moldando do mesmo tamanho,  certinho, tudo bem!!!
Mas, não era o que eu queria!
Acho apetitoso com essa cara irregular, com farinha salpicada!
Você vai enrolando e puxando a massa e ela vai ficar assim…
Puxe a pontinha final e dê uma apertadinha, para finalizar!
Ponha-os numa assadeira untada!
Mantenha aquele forno morninho, pois os pães precisarão crescer de novo!
Deixe um espaço, pois eles dobram o tamanho e ainda crescem enquanto assam!
Forno desligado morno de novo.
Nova bolinha de massa!
Qdo subir… retire o copo e ligue o forno!
Deixe assar em forno médio!
Qdo já estiver cheirando… retire um pouco do forno e pincele uma gema sobre os pães. Pode ser tb um pouco de manteiga derretida… Vai dar aquele moreninho lustroso!
Foi tão rápido que nem tirei a foto, pro pão não solar!!!
A essa altura, com o cheiro gostoso espalhado por toda a casa (até dos vizinhos, hehehe), todos já estavam com pratinhos a postos para experimentar… nem deu pra passar um cafezinho!!!
Hum… valeu sua inspiração Bya…
As fotos falam muito, mas o cheiro de pão quentinho, só fazendo!
Espero que vcs se divirtam como eu, fazendo da cozinha, um lugar de muita gente!!!    Fui!

canapé diferente…

03/07/2011

Que tal um canapé com cara de sushi?

Maravilhoso não é????

Vamos ao passo a passo?

Ingredientes:

  • pão de forma sem casca (normal ou integral)
  • gergelim branco e preto (eba!!!!)
  • requeijão ou cream chease

Recheios:

  • pepino japonês
  • queijo prato ou gouda (tirinhas ou 1/2 fatia)
  • peito de peru light defumado enrolada
  • tirinhas de manga
  • queijo branco em tirinha
  • alface americana
  • tirinhas de abacate
  • e uma lista de tudo o que vc gostar ou tiver na geladeira!!!!

Veja só como preparar!

Pegue algumas  fatias de pão. Coloque uma a uma sobre um saco plástico. Com a ajuda do rolo de macarrão, afine a fatia até que ela fique numa espessura boa para enrolar. Afine bem. Passe uma camada de requeijão ou cream chease. Recheie cada fatia com um jogo de recheios diferentes! Ex. 1 com 1/2 fatia de peito de peru enroladinha, + 1 tirinha de queijo + 1 tirinha de pepino.

Com a ajuda do saco plástico, vá enrolando a fatia, comprimindo-a delicadamente. (não enrole o plástico junto, ok?) Após enrolar, passe mais um pouco de requeijão na parte externa do enroladinho! Passe-o sobre o gergelim (misturado). Corte o rolo em 4 fatias. Primeiro ao meio e depois cada metade ao meio novamente!

Vá variando os recheios, dando um colorido especial! Use recheios que vc gosta, como por exemplo filetinhos de tomate, salsinha, … presunto crú…. queijo brie ! Eu AMO um toque doce no meio!

Monte seus “canapés especiais” em uma travessa bem bonita!

Dica: Se for servir mais tarde, guarde-os na geladeira com um guardanapo de tecido umidecido sobre os rolinhos sem cortar! Corte-os na hora de servir!

Não recomendo fazer de um dia para o outro!

bjs

Ah! Fico devendo as fotos dos meus… mas postarei em breve, em melhor qualidade!

mexicano…

09/06/2011

Faz tempo que não falamos de nenhuma comidinha, né? E com esse friozinho chegando…

Minha sugestão é esse prato mexicano, rápido de fazer e uma delicia!

Vamos aos ingredientes:

doritos (1 ou 2 pacotes)

coalhada seca (gosto da Alibey)

molho de queijo (a doritos já tem pronto no mercado)

queijo estepe ou prato ralado grosso

alface americana

sal / azeite

azeitonas pretas ou pasta de azeitona

pimenta

1 xic de feijão cozido, sem temperos!

carne: 1/2 kg carne moida, refogada com um pouco de cebola, 1 colher de sopa de extrato de tomate, e 1 colher de sopa de cominho em pó!

modo de preparo da carne:

Coloque a carne moída na panela e deixe ela ir fritando até secar aquela água que normalmente a carne moída solta!  Assim que estiver soltinha na panela, vc coloca 1/2 cebola picada, sal, o extrato de tomate e o cominho. Junte o feijão cozido!  Deixe o sabor pegar um pouco . Pode acrescentar 1/2 xic de água para ajudar no refogado! Experimente! Coloque uma pimentinha, se quiser! Qdo  estiver saborosa, está pronta! Ela fica soltinha e molhada!

Carne pronta, vamos a mesa e depois montar o prato!

Veja como deixei montada a mesa! Doritos numa cestinha. Os dips de queijo e coalhada seca, o queijo “raladão”, a carne e o alface!

Vou montar o prato!

Coloque alguma tortilhas Doritos no prato! Dê uma quebradinha nelas apertando-as no prato! Fica mais fácil para comer!

Sobre as tortilhas, adicione a carne quentinha!

Salpique o queijo raladão… o molho de queijo (cheddar/doritos) e umas colheradas da coalhada!

Sobre tudo, umas azeitonas (ou pasta de azeitona), e uma pimentinha, Tabasco!!!!

Agora sim, a saladinha de alface com azeite e sal e pronto! Uma sugestão super simples, mas muito gostosa!

Meus filhos sempre pedem!

Espero que gostem!!! beijos

brigadeiros da Julia

13/04/2011

Quantas mulheres talentosas tenho conhecido …

E, foi com uma brincadeirinha que começamos uma super produção de brigadeiros… maravilhosos!

Eu amo temas “preto e branco” e num dia desses, passando numa loja de coisinhas pra festa, me deparei com forminhas lindas, quadradinhas, outras com “bolinhas” … comprei e resolvi fazer uma mesa de brigadeiros! Minha convidada, pastora Julia!

Desde um risoto maravilhoso que experimentei, feito por essas mãos de gourmet, sabia que chamava a pessoa certa para o experimento! E fotografei tudo para vocês!!!!

Preparando:

Foram escolhidos os seguintes sabores:

.  chocolate com granulado belga meio amargo;

.  pistache coberto com pistache moída;

.  brigadeiro branco com mel coberto com amêndoas;

.  chocolate com cobertura de chocolate do Frade;

.  gengibre com cobertura de açúcar confeiteiro.

Além dos brigadeiros… na empolgação resolvemos testar mini cupcakes indianos, com nós moscada e canela!

Mãos a obra:

Deixando o pistache no tamanho certo …

gengibre ralado

enrolando e cobrindo

Preparando a mesa:

Achei que as forminhas brancas desapareceriam na mesa, então, numa dessas casas de artesanato, comprei 2 caixinhas em mdf, pintei-as com tinta pva preta, e finalizei com uma camada de cera incolor (passada com um paninho – para selar)

Montei o esquema de disposição das bandejas de madeira, calculando e visualizando! Nunca devemos deixar isso pra montar na hora … feito de véspera, é só manter as posições e ir colocando os docinhos ou sobremesa nas bandejinhas!

Brinquei também com as alturas, para dar um movimento!

Olha as bandejinhas pintadas de preto! Forrei com um papel de bolinhas para scrab e com os restos de papeis fiz uma faixa e coloquei em volta de pequenos copinhos de vidro, com lacinho (achei pronto) e coloquei 1 velinha dentro!

Eu AMO detalhes!

Aqui, amostras, com a nossa chef!

Vejam que lindos eles ficaram…

mel com amêndoas

gengibre

chocolate

pistache

chocolate e frade

 

e os enfeitadíssimos cupcakes

E agora a mesa toda preparada!

Claro que tivemos que chamar umas amigas para aprovarem nossas aventuras, e já virou uma festa!

Ficou com vontade? Eu gostei tanto que sugeri a ela preparar umas caixinhas charmosas com 6/8 unidades e aceitar encomendas para a páscoa, dia das mães…

Existem as mulheres excelentes que fazem,  mas existem as excelentes que encomendam!         kkkkkk       bjs