pão caseiro…

Nesse friozinho… ai que diliciaaaaaaaa!

Há dias que estava com vontade de fazer um pãozinho caseiro! Forno ligado, todo mundo aparecendo na cozinha, calor cheiroso!

Uma amiga (Bya Barbosa) postou uma foto do pão que ela fez no facebook, e foi a conta!!! Eu quero! Eu quero!

O bom e velho caderno de receitas (vale ouro) voltou a cena, e fui checar os ingredientes!

Vamos lá?

ingredientes:

  • 1/2 kg farinha de trigo (usei 1 pouco mais)
  • 1/2 xic. oleo vegetal
  • 1/2 xic. açucar
  • 1 ovo
  • 1 colher chá sal
  • 20 gm fermento bio.
  • 2 xic. leite
Separe  os ingredientes molhados +açúcar + fermento.
Dissolva o fermento no leite morninho. (quente não)
Na mesma vasilha, acrescente o açúcar, óleo, leite e misture bem!
Em outra vasilha,  coloque a farinha, cave um buraco no meio, e adicione os ingredientes já misturados!
Acrescente o sal!
Hora de “por a mão na massa”!!!!
Misture, até ficar homogêneo, e se necessário complemente com um pouco mais de farinha.
Isso varia por causa da medida da xícara usada!
Aqueça levemente o forno.
dica excelente: 
1. com uma temperatura agradável para sua mão dentro do forno, coloque a massa para descansar e crescer! O forno quentinho acelera o processo!
2. coloque 1 copo de vidro com água em temp. ambiente dentro do forno na mesma hora que a massa. Faça uma bolinha com um pouco da mesma massa. Qdo a bolinha subir a tona no copo, a massa já esta no ponto!
Subiuuuuuuu!
Isso leva mais ou menos 20 a 30 min.
Retire do forno.
Coloque sobre a mesa ou bancada polvilhada de farinha!
Divida a massa, conforme o número de pães que quiser!
Vou dividir o meu em 3 pois quero “pães grandinhos”!
Com os dedos, vá abrindo as porções sobre a mesa!
Não precisa do rolo!
Venha enrolando… de maneira bem artesanal mesmo!
Se preferir cortar com uma faca,  acertar as laterais, moldando do mesmo tamanho,  certinho, tudo bem!!!
Mas, não era o que eu queria!
Acho apetitoso com essa cara irregular, com farinha salpicada!
Você vai enrolando e puxando a massa e ela vai ficar assim…
Puxe a pontinha final e dê uma apertadinha, para finalizar!
Ponha-os numa assadeira untada!
Mantenha aquele forno morninho, pois os pães precisarão crescer de novo!
Deixe um espaço, pois eles dobram o tamanho e ainda crescem enquanto assam!
Forno desligado morno de novo.
Nova bolinha de massa!
Qdo subir… retire o copo e ligue o forno!
Deixe assar em forno médio!
Qdo já estiver cheirando… retire um pouco do forno e pincele uma gema sobre os pães. Pode ser tb um pouco de manteiga derretida… Vai dar aquele moreninho lustroso!
Foi tão rápido que nem tirei a foto, pro pão não solar!!!
A essa altura, com o cheiro gostoso espalhado por toda a casa (até dos vizinhos, hehehe), todos já estavam com pratinhos a postos para experimentar… nem deu pra passar um cafezinho!!!
Hum… valeu sua inspiração Bya…
As fotos falam muito, mas o cheiro de pão quentinho, só fazendo!
Espero que vcs se divirtam como eu, fazendo da cozinha, um lugar de muita gente!!!    Fui!

Tags:

4 Respostas to “pão caseiro…”

  1. Luzia Maria de Lima Alves Says:

    Adorei essa receita, que despertou em mim a vontade de passar mais tempo na cozinha, fazendo coisinhas especiais para meu querido marido e meu filhinho…aproveito para elogiar esse blog, esta lindissimo, criativo, meigo e muito cheiroso…..

    • mulherexcelente Says:

      Nossa Luzia, que gostoso ver seu comentário! Espero poder colaborar com esse seu despertar! Tenho certeza que seu marido, filhinho e amigos vão agradecer e vcs terão momentos inesquecíveis! Pode ter certeza! Apareça sempre! Me conte!

  2. Karina Says:

    Hummm que delicia….!!!!
    E me conta uma coisa….e esse mini leite….onde posso achar..tudo de bom…rsrsrs
    bjs
    Karina

    • mulherexcelente Says:

      Linda a jarrinha, né? Ganhei de uma amiga… Ela me trouxe de Nova York…. E depois meu filho encontrou uma nos EUA numa loja de objetos chamada ” Z galery” ! Nela cabe exatamente meio litro! Bjs

Deixe uma resposta

