e dicas sobre filhos … aí vai 1 pouquinho!

Eu sei que existem muitos temas para falarmos, trocar idéias, e filhos também é um assunto que nos torna excelentes! A maternidade é um presente de Deus … e a maturidade para lidar com ela, vem junto!

Falaremos sobre bebes, sobre filhos adolecentes, sobre os filhos quando casam … Muita gente excelente, tem verdadeiros tesouros para dividir conosco nesse espaço.

E hoje, vou postar algumas dicas, dadas por Beatriz Riso, uma mãe, educadora, pedagoga e outras “cozitas mais” …

10 dicas para um filho bem sucedido

Num mundo dinâmico e em constante transformação em todas as áreas, os pais começam a se preocupar em como lidar com seu filho.

A escola pode ajudar, mas a família é determinante.

1- Estar próximo de seu filho

Não se trata de quantidade de tempo, mas qualidade. Avalie aspectos como iniciativa, coragem, empatia, capacidade de lidar com adversidades, relacionamentos.

2- Incentivo

Procure sempre elogiar, incentivar, apoiar seu filho. Infelizmente, de modo geral, os pais veem mais defeitos em seus filhos que qualidades. Procure se interessar pelas atividades desenvolvidas na escola, tarefas, relacionamentos, mesmo que ele tenha um ótimo aproveitamento escolar. Elogie e, se necessário, mude a maneira de falar. Troque “Que lição porca e mal feita” por “Sua lição poderia estar com aquele capricho que você sabe fazer muito bem!” Use a autoridade do amor!

3- Hábito de leitura

Os livros ensinam a pensar, imaginar, criar, etc.. Separe um tempo para esse hábito. Enquanto não há, procure ler junto com ele ou para ele. Invista nesse tópico, visite livrarias e bibliotecas, compre livros.

4- Limites

A criança/adolescente precisa ter limite. Estabeleça limites claros e exija que seu filho os cumpra. Evite voltar atrás em regras, mostre a importância de respeitar horários, palavra, pessoas…

5- Postura

O exemplo dos pais é fundamental, aliás em todos os tópicos. Ensine-o a perceber os códigos sociais de cada situação. Nunca fale mal da escola, professores, empregada, etc; mesmo que tiver com razão. A sua opinião, para o seu filho, é fundamental. Quando se critica negativamente um professor, automaticamente o relacionamento professor/aluno estará rompido e dificilmente a criança irá respeitá-lo.

Seu filho precisa aprender a criticar, mas ajude-o a focalizar o comportamento errado e não a pessoa.

6- Independência

Proporcionar programas variados (artes, música, esporte,…) para diversificar os interesses. Nessas situações ele (filho) deverá tomar decisões e fazer escolhas. Os pais podem dar apoio, mas devem resistir à tentação de resolver tudo no lugar dele. Promova desafios!!

7- Valores

Valores sadios como honestidade, honra, respeito, começam dentro de casa e contribuem para consolidar atitudes corretas. Pais que menosprezam serviçais, jogam lixo pela janela do carro, desrespeitam semáforos… não podem esperar que o filho tenha conduta diferente.

8- Encontro familiar

Momentos em família são os mais propícios para o desenvolvimento de habilidades. Pode-se, por exemplo, discutir alguma decisão a ser tomada e a avaliar com você os prós/contra de cada alternativa. Esclarecer que nem sempre se pode ter ou fazer o que se deseja. É uma excelente oportunidade!

9- Metas

Incentive seu filho a ter/planejar alvos objetivos e razoáveis, possíveis de alcançar, para que siga acreditando na própria capacidade de realizar sonhos.

10- Responsabilidade

Encarregue seu filho de ajudar em algumas tarefas de casa e cobre-o por elas. Esclareça a diferença entre “querer” e “precisar”, diante de pedidos fúteis. Ensine-o a pedir perdão quando errar, pois é importante para a sua conscientização das possíveis consequência de seus atos. Já dizia o Grande Mestre: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” Mat. 25:21

Educar filhos é um processo cheio de novidades e dasafios …

Agradecemos a Beatriz pelas suas ótimas dicas e esperamos ouvir seus conselhos mais vezes!

bjs a todas

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: