receitinha – maionese caseira

Não posso acreditar que  uma mulher é  excelente e não saber fazer uma comidinha especial!

E esse especial pode ser algo simples …

Ei, chic!     É com vc!

Comecei meus ensaios gastronômicos por volta dos 14 anos, e ao longo dos meus … anos, fui aprendendo algumas coisinhas! Não gosto de ficar muito presa a receitas … medidas exatas! Eu sou mais visual com muito sabor!

Tenho também aprendido nessa jornada, que quanto mais eu dou, mais eu recebo!  Então, se tenho uma ideia, vou logo distribuindo!  Se vej alguma coisa bacana e penso em guardar pra mim, parece que quando vou desenvolver, ela não sai! Mas, se faço para alguém, Deus derrama um rio de criatividade que vai trazendo a tona 1000 novidades!

É uma experiência incrível, e esse blog foi um canal para esse rio fluir!

Portanto, não vou reter em mim mesma, as receitinhas do que de graça recebi!

E, se quiserem me passar algumas dicas, ideias, etc, tenho certeza que mais ideias surgirão e juntas multiplicaremos!

Espero que tenham paciencia quanto às medidas, pois a maioria delas foram se transformando, e vamos dizer assim … amadurecendo!

A primeira receita que vou postar é a que mais faz sucesso! Eba!

Minha maionese caseira:

Antes de chegar a essa receita, desandei muitas outras maioneses, mas essa … não tem erro! Arrisque fazer!

Ingredientes:

. 3 ovos (prefiro os com omega e que a gema seja mais vermelhinha);

. oleo de milho (os outros interferem no sabor)

. 1 dente de alho;

. 1 fatia de cebola; +/- 5 cm (menos que a grossura do dedinho)

. 1 colher de sopa de mostarda;

. 1/2 limão;

. 1 xic.  salsinha picada;

. azeite extra virgem;

. sal e pimenta do reino.

Coloque todos ingredientes no liquidificador, menos a salsinha e o azeite:

Acione o pulsar 6 ou 7 vezes! Se vc não tem pulsar, ligue e desligue o botão algumas mesmas vezes! – parece lenda ou coisa de vovó, mas todas as vezes que fiz assim, deu certo!

Com o liquidificador numa velocidade média, vá derramando um fio de oleo (não muito fino) pelo bocal da tampa aberta!

Continue o processo até que os ingredientes comecem a engrossar no ponto de maionese!!! (obvio).

Neste momento vc experimenta o sal, e veja se o sabor está agradando. Coloque a salsinha e volte a bater mas agora com o fio de azeite.

Experimente novamente!

Vc tem que sentir que está uma delicia … senão de mais uma temperadinha, ou aumente 1 pouquinho o sal!

A maionese vai ficar mais encorpada depois que vc colocá-la na geladeira! Dê preferência para acondicionar em um vidro, bem tampado!

Ela fica deliciosa como patê, sobre um filé!

Diluída em um pouco de água e mais azeite, fica um tempero maravilhoso para saladas …

Nem vou falar de quando coloco sobre o hamburguer caseiro …

Pronto!       Fiquei com fome!        Hummmmmmmmm ….

Tags:

Deixe uma resposta

